Resumo
Nos últimos anos, chamou-se a atenção para a avaliação da eficácia dos programas de educação em saúde bucal. Isso está de acordo com a demanda por pesquisas baseadas em evidências e ajudará a informar os formuladores de políticas sobre como alocar recursos. (1) Coletar e comparar todas as informações sobre programas de educação em saúde bucal. (2) Avalie os programas com base em vários critérios de codificação. (3) Avaliar a eficácia dos programas de educação em saúde bucal sobre o estado de saúde bucal e conhecimento, atitude e prática. Uma busca em todos os artigos publicados no Medline foi feita usando as palavras-chave “educação em saúde bucal, educação em saúde bucal, promoção de saúde bucal”. Os títulos e resumos resultantes forneceram a base para as decisões iniciais e seleção dos artigos. Fora da lista primária de artigos, um número total de 40 artigos foram selecionados por preencherem os seguintes critérios de inclusão: (1). Artigos sobre programas de saúde bucal com componente de educação em saúde bucal (2). Artigos publicados após o ano de 1990 (3). Artigos publicados em inglês. O texto completo dos artigos foi obtido na Internet ou em bibliotecas de faculdades de pesquisa odontológica e hospitais em Bangalore e arredores. Um conjunto de variáveis importantes foi identificado e agrupado em cinco títulos para torná-los passíveis de codificação. As variáveis de codificação foram então descritas em vários subtítulos para nos permitir comparar os artigos escolhidos. A educação em saúde bucal é eficaz na melhoria da atitude de conhecimento e prática da saúde bucal e na redução da placa bacteriana, sangramento à sondagem da gengiva e incremento de cárie. Este estudo identifica algumas variáveis importantes que contribuem para a eficácia dos programas. Há uma indicação nesta revisão de que os programas de saúde bucal mais bem-sucedidos requerem mão-de-obra intensiva, envolvem outras pessoas significativas e receberam financiamento e apoio adicional. Um equilíbrio entre entradas e saídas e recursos de saúde disponíveis determinará se o programa pode ser recomendado para uso geral.
Referências
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Tomita, Nilce Emy, et al. "Educação em saúde bucal para adolescentes: uso de métodos participativos." Rev Fac Odontol Bauru 9.1/2 (2001): 63-9.
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