O USO DE ELETRÔNICOS POR PRÉ-ESCOLARES E SEUS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
PDF

Palavras-chave

Cuidado infantil, Uso de aparelhos eletrônicos, Desenvolvimento neuropsicomotor.

Como Citar

Reis , L. N. dos, Sorensen , G. C., Saran, G. N., Pirola , I. M., Moffa , T. I. P. de S., Balthazar, T. C. C., & Marini, D. C. (2024). O USO DE ELETRÔNICOS POR PRÉ-ESCOLARES E SEUS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(3), 1179–1195. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n3p1179-1195

Resumo

A primeira infância é um período crucial para o desenvolvimento neuropsicomotor de uma criança. Nessa fase, as habilidades cognitivas, motoras e emocionais estão em constante formação, e diversos fatores podem influenciar positiva ou negativamente esse processo, como o uso de aparelhos eletrônicos, o qual tem despertado preocupações crescentes na sociedade contemporânea. Com o avanço da tecnologia e a ampla disponibilidade de dispositivos eletrônicos, crianças de tenra idade têm acesso precoce a essas tecnologias. Porém, o impacto do uso desses aparelhos na primeira infância e seu potencial efeito sobre o desenvolvimento neuropsicomotor ainda são temas de intensa discussão e pesquisa. Este estudo tem como objetivo investigar o impacto do uso de aparelhos eletrônicos na primeira infância em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor infantil. Será examinado aspectos, como o tempo de exposição aos dispositivos eletrônicos, os tipos de atividades realizadas e as possíveis consequências para as habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais. Trata-se de uma revisão integrativa, iniciando pela formulação da pergunta PICO “Qual o impacto do uso de aparelhos eletrônicos na primeira infância relacionado ao desenvolvimento?”, em que foram analisados estudos de 2018 a 2023 na base de dados Biblioteca Virtual de Saúde e Pubmed, com os descritores cuidado da criança, uso de aparelhos eletrônicos e desenvolvimento neuropsicomotor, utilizando as línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Após a seleção dos trabalhos a partir dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 296 artigos, os quais foram avaliados utilizando a plataforma Rayyan. Portanto, será realizado a aplicação de um questionário com os pais de crianças e adolescentes (0 a 15 anos de idade), a fim de avaliar os impactos do uso de telas pelos menores. Espera-se que este estudo contribua para uma maior conscientização sobre os riscos e benefícios associados ao uso de aparelhos eletrônicos na primeira infância, e que suas descobertas possam subsidiar intervenções e políticas públicas voltadas para a promoção do desenvolvimento saudável das crianças nessa fase tão crucial de suas vidas.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n3p1179-1195
PDF

Referências

LIU, Z. M., Chen, C. Q., Fan, X. L., Lin, C. C., & Ye, X. D. (2022). Usability and Effects of a Combined Physical and Cognitive Intervention Based on Active Video Games for Preschool Children. International journal of environmental research and public health, 19(12), 7420. https://doi.org/10.3390/ijerph19127420

CHAIBAL, Supattra, and Salinee Chaiyakul. “The association between smartphone and tablet usage and children development.” Acta psychologica vol. 228 (2022): 103646. doi:10.1016/j.actpsy.2022.103646

GONZÁLEZ, Silvia A et al. “Prevalence and Associated Factors of Excessive Recreational Screen Time Among Colombian Children and Adolescents.” International journal of public health vol. 67 1604217. 23 Feb. 2022, doi:10.3389/ijph.2022.1604217

RAI, J. et al. “Demographic, parental and home environment correlates of traditional and mobile screen time in preschool-aged children.” Child: care, health and development. v. 48, n. 4, p. 544- 551, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1111/cch.12958

de Lucena JM, Cheng LA, Cavalcante TL, da Silva VA, de Farias Júnior JC. Prevalência de tempo excessivo de tela e fatores associados em adolescentes [Prevalence of excessive screen time and associated factors in adolescents]. Rev Paul Pediatr. 2015;33(4):407-414. doi:10.1016/j.rpped.2015.04.001

SOUTO PHS, Santos JN, Leite HR, et al. Tablet Use in Young Children is Associated with Advanced Fine Motor Skills. J Mot Behav. 2020;52(2):196-203. doi:10.1080/00222895.2019.1602505

PEARSON N, Biddle SJH, Griffiths P, Sherar LB, McGeorge S, Haycraft E. Reducing screen-time and unhealthy snacking in 9-11 year old children: the Kids FIRST pilot randomised controlled trial. BMC Public Health. 2020;20(1):122. Published 2020 Jan 29. doi:10.1186/s12889-020-8232- 9

SOUZA, Sonimar de; MARQUES, Kelin Cristina; REUTER, Cézane Priscila. Screen time above recommendations in children and adolescents: analysis of the associated nutritional, behavioral and parental factors. J. Hum. Growth Dev., São Paulo, v. 30, n.3, p.363-370, dez.2020. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 12822020000300005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 29 maio 2023.

http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.11067

FERRARI, G. L. DE M. et al.. Factors associated with objectively measured total sedentary time and screen time in children aged 9–11 years. Jornal de Pediatria, v. 95, n. 1, p. 94–105, jan. 2019. Deisponível em: https://doi.org/10.1016/j.jped.2017.12.003

SILVA, S. S. DA . et al.. Use of digital screens by adolescents and association on sleep quality: a systematic review. Cadernos de Saúde Pública, v. 38, n. 10, p. e00300721, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311XEN300721

BROWNE, Dillon Thomas et al. “From screen time to the digital level of analysis: a scoping review of measures for digital media use in children and adolescents.” BMJ open vol. 11,5 e046367. 19 May. 2021, doi:10.1136/bmjopen-2020-046367

RICCI, R. C. et al.. Impacts of technology on children’s health: a systematic review. Revista Paulista de Pediatria, v. 41, p. e2020504, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984- 0462/2023/41/2020504

McNeill, Jade et al. “Longitudinal Associations of Electronic Application Use and Media Program Viewing with Cognitive and Psychosocial Development in Preschoolers.” Academic pediatrics vol. 19,5 (2019): 520-528. doi:10.1016/j.acap.2019.02.010

SACRAMENTO, J. T. et al.. Association between time of exposure to screens and food consumption of children aged 2 to 9 years during the COVID-19 pandemic. Revista Paulista de Pediatria, v. 41, p. e2021284, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984- 0462/2023/41/2021284

NOBRE, J. N. P. et al.. Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 3, p. 1127–1136, mar. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232021263.00602019

SILVEIRA, J. F. DE C. et al.. ASSOCIATION BETWEEN THE SCREEN TIME AND THE CARDIORESPIRATORY FITNESS WITH THE PRESENCE OF METABOLIC RISK IN SCHOOLCHILDREN.

Revista Paulista de Pediatria, v. 38, p. e2019134, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0462/2020/38/2019134

OBERLE, Eva et al. “Screen time and extracurricular activities as risk and protective factors for mental health in adolescence: A population-level study.” Preventive medicine vol. 141 (2020): 106291. doi:10.1016/j.ypmed.2020.106291

COURAGE, Mary L et al. “Toddlers Using Tablets: They Engage, Play, and Learn.” Frontiers in

psychology vol. 12 564479. 31 May. 2021, doi:10.3389/fpsyg.2021.564479

RICCI, Raquel Cordeiro et al. Impacts of technology on children’s health: a systematic review. Revista Paulista de Pediatria [online]. 2023, v. 41 [Accessed 8 August 2023], e2020504. Available from: <https://doi.org/10.1590/1984-0462/2023/41/2020504>. Epub 06 July 2022. ISSN 1984-

https://doi.org/10.1590/1984-0462/2023/41/2020504.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Luisa Nachbar dos Reis , Giovana Calsoni Sorensen , Gustavo Nogueira Saran, Isabela Morini Pirola , Tamy Isabela Perbone de Souza Moffa , Thaís Costa Cassiano Balthazar