COMPETÊNCIAS DA PSICOPEDAGOGIA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
PDF

Palavras-chave

Aprendizagem. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Ensino.

Como Citar

Batista, S. M. de S., Marcelino, F. G. S., Gomes, K. P. de L., Lima, M. L. A. de S., Souza, W. M. F. de, Júnior, M. A. dos S., Napoleão, T. K. da S., Dias, J. P. N., Souza, M. M. L. de, Menezes, R. A. de S., Paz , I. S. C. da, & Marcelino , W. M. do N. (2024). COMPETÊNCIAS DA PSICOPEDAGOGIA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(3), 405–414. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n3p405-414

Resumo

A psicopedagogia é uma ciência que se dedica a compreender as dificuldades na aprendizagem, refletir e intervir sobre questões relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo. Por esse motivo, a presente revisão integrativa da literatura tem por objetivo destacar quais são os impactos positivos que a psicopedagogia pode proporcionar ao indivíduo. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados virtual eletrônicas Google acadêmico e Scielo, adotando-se o descritor: “Aprendizagem” associando-se aos termos “Psicopedagogia” e “Ensino". Como critérios de inclusão, incluíram-se estudos que contemplem o tema (Competências da Psicopedagogia na vida dos escolares) ou temas afins, publicados nos idiomas português ou inglês, no período compreendido entre 2014 e 2024 (últimos 10 anos). Como critério de exclusão, foram excluídos estudos repetidos nas bases de dados e os que não se apresentem em formato de artigo científico. Portanto, conclui-se que a escola precisa olhar não apenas para a formação teórica, metodológica e técnica, mas também focar no desenvolvimento e formação valorativa, com habilidades e atitudes transversais que preservem a vida.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n3p405-414
PDF

Referências

ALCÍVAR CHÁVEZ, Adela Connie. Diagnóstico psicopedagógico e comportamento infantil: estudo de caso. Revista Horizontes de Pesquisa em Ciências da Educação , v. 6, não. 22, pág. 48-62, 2022.

BARUFFI, Angelina Martins et al. A afetividade na educação como proposta para o sucesso da aprendizagem: proposições aos docentes e psicopedagogos para efetivar direitos dos educandos e dignidade humana. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 5, p. 2343-2361, 2023.

BLASZKO, Caroline Elizabel; PORTILHO, Evelise Maria Labatut. HISTORICAL RETROSPECTIVE OF PSYCHOPEDAGOGY IN THE BRAZILIAN CONTEXT: GENESIS, DOCUMENTATION AND LEGALIZATION RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA PSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO BRASILEIRO: GÊNESE, DOCUMENTAÇÃO E LEGALIZAÇÃO RETROSPECTIVA HISTÓRICA DE LA PSICOPEDAGOGÍA EN EL CONTEXTO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. 3, p. 2117-2132, 2021.

CRUZ, Ana Beatriz de Sousa Araújo et al. AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO. REVISTA FOCO, v. 16, n. 9, p. e3066-e3066, 2023.

DE RESENDE, Keila Marta et al. Screenagerns generation: challenges and possibilities for teachers and schools. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 17, n. 2, p. e4984-e4984, 2024.

EUSTÁCHIO, Érica Aleixo et al. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. REVISTA FOCO , v. 2, pág. e4402-e4402, 2024.

GHIRALDELLO, Luciane et al. Teorias, experiências e intervenções: a profissionalização do psicopedagogo. Editora CRV, 2021.

LAUMANN, Elaine. The game as an strategy to better relationships between sheltered children and teenagers. Revista Psicopedagogia, v. 39, n. 120, p. 473-481, 2022.

MACHADO, Nathália Blanco; TRUCCOLO, Adriana Barni. A contribuição da psicopedagogia no atendimento a crianças em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, n. 9, p. 16284-16306, 2023.

MAZZEI, João Roberto Fortes. Estudo dos motivos para o fracasso dos estudantes e professores na relação ensino-aprendizagem de química do ensino médio. Latin American Journal of Development, v. 3, n. 3, p. 1414-1432, 2021.

MENDES, Luciana; MAIA, Marcus; GOMES, Gastão Coelho. Dyslexia and the syntactic processing. Revista Psicopedagogia, v. 27, n. 82, p. 47-58, 2010.

SANTOS, Maria Manuela dos; GONDIM, Liberalina Santos de Souza. Contributions of the teacher-student relationship in the student mental health care: literature review from 2015 to 2020. Construção psicopedagógica, v. 30, n. 31, p. 82-100, 2021.

SEABRA, Alessandra Gotuzo et al. Writing in students with learning difficulties: Matthew effect. Revista Psicopedagogia, v. 39, n. 120, p. 333-343, 2022.

VIEIRA, Lais Meirelles Nicoliello et al. Self-regulated learning and medical education: a literature review. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 47, n. 1, 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Suellen Maria de Sousa Batista, Flávia Galvão Silvestre Marcelino, Katarina Pinto de Lima Gomes, Maria Luiza Adriano de Souza Lima, Wallison Melo Ferreira de Souza, Miquéias Alves dos Santos Júnior, Thaynã Kellen da Silva Napoleão, Juan Pablo Nascimento Dias, Marcela Mirella Lemos de Souza, Rebeca Amador de Sales Menezes, Ivson Soares Campelo da Paz , William Max do Nascimento Marcelino