Resumo
OBJETIVO: Enfatizar o papel da atenção primária a saúde na identificação de abuso sexual na infancia. MÉTODO: O presente trabalho consiste em uma revisão de literatura integrativa, estipuladas através de 6 etapas metodológicas que foram seguidas ordenadamente para a realização do estudo, sendo elas: definição da pergunta norteadora, amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa. O filtro utilizado para as buscas foi com os descritores; (Atenção Primária a Saúde) AND (Abuso Sexual na Infância) AND (Atenção a Saúde). RESULTADOS: A amostra final foi constituída por 7 estudos que resultaram na seguinte categoria para discussão: Necessidade de capacitação profissional frente ao cuidado com crianças violentadas: CONCLUSÃO: Foi possível concluir que é de extrema importância que sejam desenvolvidas atividades de capacitação para os profissionais que fazem parte da atenção primária à saúde, e que têm contato direto com crianças e adolescentes.
Referências
ADAMS, JOYCE A. MD. Abuso sexual em crianças: o que o ginecologista/obstetra de clínica geral precisa saber. Obstetrícia Clínica e Ginecologia 63(3):p 486-490, setembro de 2020. | DOI: 10.1097/GRF.0000000000000539
Banvard-Fox C, Linger M, Paulson DJ, Cottrell L, Davidov DM. Sexual Assault in Adolescents. Prim Care. 2020 Jun;47(2):331-349. doi: 10.1016/j.pop.2020.02.010.
BATISTA, Miltlene Kaline. Abuso sexual contra crianças: construindo estratégias de enfrentamento na Atenção Primária à Saúde em um município da região metropolitana do Recife. Saúde debate , Recife, 2022. DOI https://doi.org/10.1590/0103-11042022E517
CARVALHO FERREIRA, Debora. Cuidando do Ursinho: extensão universitária interdisciplinar em saúde da criança. Rev Bras Med Fam Comunidade, [s. l.], 2021. DOI https://doi.org/10.5712/rbmfc16(43):2524.
KRUG EG et al., eds. World report on violence and health. Geneva, World Health Organization, 2002.
LEA GHASTINE, Anna. Abuso sexual infantil: um apelo à ação na atenção primária pediátrica. Pediatrics, [s. l.], 2020. DOI https://doi.org/10.1542/peds.2019-3327.
Torre Quiralte MLL. Problemas sociais: muito frequentes, pouco treinamento. Pediatr. aten. prim, [s. l.], v. 25, ed. 100, 29 nov. 2023. DOI https://doi.org/10.60147/a08fe31c.
SILVA, Samylla Bruna. PERFIL DAS NOTIFICAÇÕES DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Rev. enferm. UFPE online, PE, 2020. DOI DOI:10.5205/1981-8963.2020.244171.
SOUZA, Marcela Tavares de, Silva Michelly Dias, Carvalho Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010; 8(1): 102-106.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Ana Carla Feitosa do Nascimento, Samara Atanielly Rocha, Mateus Martins Viudes , Claudia Solobodziam, Samuel Barros Gomes, Ellen Camily ferreira da Silva, Vinícius Bento Borges Oliveira , Maria Eduarda Soubhia Ferreira , Eduardo Borges Oliveira Bino, Isabela de Oliveira , João Victor de Matos Yamada, Ananda Santos Pimentel