Resumo
Este artigo tem por objetivo realizar um estudo na literatura médica acerca da relação dos sintomas ansiosos e depressivos com a qualidade de vida dos acadêmicos de medicina. Foram utilizados como motores de busca os indexadores PubMed, Scopus, Web of Science, SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Google Scholar para seleção dos artigos, através dos unitermos “Qualidade de vida, Estudantes, Medicina, Ansiedade.’’ Conclui-se que diversos fatores impactam negativamente a qualidade de vida dos estudantes, como o estresse decorrente da intensa carga acadêmica, a pressão por alto desempenho, o afastamento da família e amigos, e a exposição a situações emocionalmente desgastantes, como o contato com pacientes graves e a morte. Assim, é necesario a implementação de medidas eficazes para mitigar os impactos negativos da formação médica na saúde mental e qualidade de vida dos estudantes.
Referências
ADHIKARI, A. et al. Prevalence of poor mental health among medical students in Nepal: a cross-sectional study. BMC Medical Education, v. 17, e.232. 2017. nov. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5704530/. Acesso em 06 fev. 2024.
BAMPI, L. N. S. et al. Qualidade de Vida de Estudantes de Medicina da Universidade de Brasília. Revista Brasileira De Educação Médica, v. 37, n.2, p.217-25. 2013.
CHAZAN, A. C. S.; CAMPOS, M. R. Qualidade de Vida de Estudantes de Medicina medida pelo WHOQOL-bref — UERJ, 2010. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.37, n.3, p.376-84, jul/set. 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n3/10.pdf. Acesso em 06 fev. 2024.
FLECK, M. P. de A. et al. Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Revista Brasileira de Psiquiatria, v.21, n.1. 1999.
FLECK, Marcelo et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida" WHOQOL-bref". Revista de saúde pública, v. 34, p. 178-183, 2000.
OECD, Education at a Glance 2017: OECD Indicators, OECD Publishing, Paris, p. 50, 2017. Disponível em: http://www.oecd-ilibrary.org/docserver/download/9617041e.pdf?expires=1513614290&id=id&accname=guest&checksum=D7C438ACC938A6769B906703B8BFF3FF. Acesso em 06 de fev. de 2024.
PEREIRA, E. F.; TEIXEIRA, C. S.; SANTOS, A. DOS. Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação. Revista brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.26, n.2, p.241-50, abr./jun. 2012.
RAMOS-CERQUEIRA, A. T. de A.; LIMA, M. C. P. A formação da identidade do médico: implicações para o ensino de graduação em Medicina. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v.6, n.11, p.107-16. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v6n11/07.pdf. Acesso em 06 fev. 2024.
SÁNCHEZ-MARÍN, C. et al. Trastornos mentales en estudiantes de medicina humana en tres universidades de Lambayeque, Perú. Revista de Neuro-Psiquiatría, n.79, v.4, 2016. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/pdf/rnp/v79n4/a02v79n4.pdf. Acesso em 06 fev. 2024.
SANTOS, F. S. et al. Estresse em Estudantes de Cursos Preparatórios e de Graduação em Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v.41, n.2, p.194-200. 2017.
TANG, F. et al. Psychological distress and risk for suicidal behavior among university students in contemporary China. Journal of Affective Disorders, v. 228, p.101-08. 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29245090. Acesso em 06 fev. 2024.
VASCONCELOS, T. C. et al. Prevalência de Sintomas de Ansiedade e Depressão em Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v.39, n.1, p.135-42. 2015.
WHOQOL GROUP. The World Health Organization Quality Of Life Assessment (WHOQOL): Position Paper From The World Health Organization. Social Science & Medicine, v.41, n.10, p.1403-09, nov. 1995. Disponível em http://www.sciencedirect.com.ez17.periodicos.capes.gov.br/science/journal/02779536.Acesso em 06 fev. 2024
ZHANG, Y. et al. Quality of Life of Medical Students in China: A Study Using the WHOQOL-bref. PLoS ONE, v. 7, n.11. e. 49714. 2012. Disponível em: http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0049714. Acesso em 06 fev. 2024.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Talya Aguiar de Lima, Alvaro Ian Pereira Bezerra Feitosa , Alexandra Ferreira Nery Muniz , Edson Prata Chrisóstomo Neto , Germana Gadêlha da Câmara Bione , Virna de Moraes Brandão , Mayra Danielly Santos Cavalcante , Bianca Gabriele Martins Ribeiro , Lanniel Carvalho Leite de Lavor , Paulo Fernando Freitas Martins Filho , Kamilly Melo Batista , Raynara Fernandes Machado Oliveira , Geraldo Procópio de Oliveira Neto , Sara Martins Rodrigues