Resumo
Os primeiros casos de Covid-19, originados na China, desencadearam uma pandemia, evidenciando deficiências no sistema de saúde. O projeto "Expansão das Estratégias de Testagem, Quarentena e Telemonitoramento para Contribuir no Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 no Brasil" surgiu como resposta a essa crise. Este artigo busca relatar a experiência dos de projeto no enfrentamento da pandemia de Covid-19 na atenção básica à saúde. Os monitores atuaram entre junho de 2022 e fevereiro de 2023 em Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde em Salvador, Bahia. Suas atividades incluíram apoio à implementação da estratégia, organização de recursos, aplicação de pesquisas sociocomportamentais e orientação a trabalhadores da saúde e usuários. A participação dos monitores como mediadores entre profissionais de saúde, demandas burocráticas e usuários facilitou a comunicação, a realização de testes e a pesquisa. Estratégias de divulgação, como reuniões, rádios locais, redes sociais e distribuição de folhetos, resultaram em maior adesão comunitária aos testes e na participação na pesquisa. Contudo, desafios surgiram devido à insegurança em determinados bairros, impactando o acesso aos serviços de saúde. A contribuição dos monitores na expansão da estratégia fortaleceu a pesquisa, permitindo a sistematização da assistência, operações dinâmicas e garantindo atenção qualificada e segura.
Referências
Oliveira LMS de, Gomes NP, Oliveira ES, Santos A de A, Pedreira LC. Coping strategy for covid-19 in primary health care: experience report in Salvador-BA. Rev Gaúcha Enferm [Internet].2021;42(spe):e20200138. Disponível em:<https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200138> Acesso em 03 set 2023
SOUTO, Xênia Macedo. COVID-19: aspectos gerais e implicações globais. Recital-Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, v. 2, n. 1, p. 12-36, 2020. Disponível em:<https://recital.almenara.ifnmg.edu.br/index.php/recital/article/view/90> Acesso em 03 set 2023
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista práxis educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em:<http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2178-26792021000500060&script=sci_arttext> Acesso em 07 set 2023
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Bruno Raniere Neves Costa, Aline Mota Nolasco Santana, Erick Antônio Santos Conceição, Everaldo Nascimento do Rosario Junior, Ana Katarine Conceição Neves, Fernanda Santos da Costa, Maria Isabel Medeiros Sá Barreto, Gizelen Conceição Amorim Magno, Elihab Ferreira de Souza, Daiana Araújo Silva dos Santos, Janaina Ribeiro da Purificação, Nathalia de Tarso Ribeiro dos Santos , Flávia Vitorio Oliveira, Lia Jaquiane da Silva Sousa, Caroline Brandão Brito