Resumo
RESUMO
Este estudo discute sobre a violência perpetrada contra crianças e adolescentes, reconhecendo que não se trata de um fenômeno recente nem descontextualizado. Objetivou-se verificar os fatores sociais que contribuem para influenciar adultos a praticarem violência contra crianças e adolescentes, associada a relação existente entre as profundas desigualdades na distribuição da riqueza social. Optamos por embasar nosso trabalho na perspectiva teórico-metodológica crítico-dialética para descrição dos fatos ora apresentados, através da coleta de dados inerentes ao ano de 2010, junto aos sujeitos atendidos no Ambulatório de Atendimento às Vítimas de Violência e Acidentes do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, cuja amostra adotada foi 27 crianças e 19 adolescentes, originários, sobretudo de João Pessoa/PB e região metropolitana. Observou-se que do total da amostra investigada, no que tange ao sexo, 28 foram meninas e 18 meninos, caracterizadas por apresentarem idade entre 2 e 17 anos, de ambos os sexos. Na análise de suas famílias, predomina baixa escolaridade, alto índice de desemprego ou subemprego e precárias condições de moradia; em sua grande maioria beneficiária do Programa Bolsa Família. Quanto aos adultos apontados como agressores, as características se assemelham as de suas vítimas no tocante às condições socioeconômicas. Evidencia-se sobremaneira que a violência perpetrada contra crianças e adolescentes recebem influência de fatores culturais, econômicos e sociais.
Palavras-chave: Violência e acidentes, criança e adolescentes, fatores sociais.
Referências
BRASIL. Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Estatuto da criança e do adolescente / Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Ministério da Educação, Assessoria de Comunicação Social. – Brasil: MEC, ACS, 2005.
CORRÊA, G. C.. Educação, comunicação, anarquia: procedências da sociedade de controle no Brasil. São Paulo: Cortez, 2006.
CRUZ, H. V. S. (Org.). A criança fala: escuta de crianças em pesquisadores. São Paulo: Cortez, 2008.
GUERRA, V. N. de A. Violência de pais contra filhos: a tragédia revisitada. 6° Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
KALOUSTIAN, M. S. A base de tudo. 7° Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNICEF, 2005.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas/ Roberto JArry Richardson; colaboradores José Augusto de Souza Pares... (et al.). São Paulo: Atlas,1985.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Simone Gonçalves de Almeida Holanda, Marklitânya Rodrigues Barboza Remigio, Wagner da Silva Lima