EXERCÍCIO MULTIARTICULAR VS. MONOARTICULAR EM RELAÇÃO A COMPOSIÇÃO CORPORAL E GANHOS DE FORÇA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
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Palavras-chave

treinamento de força; multiarticular; monoarticular; força; composição corporal.

Como Citar

Matola , I. B., Fonseca, Y. C., Navega , J. H. D. A., Brau , M. C. S., & Aguiar , M. C. (2024). EXERCÍCIO MULTIARTICULAR VS. MONOARTICULAR EM RELAÇÃO A COMPOSIÇÃO CORPORAL E GANHOS DE FORÇA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, 6(2), 746–767. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n2p746-767

Resumo

O treinamento de força tem papel fundamental nos programas de atividade física e tem sido recomendado por várias organizações de saúde importantes no intuito de melhorar a saúde geral e o condicionamento físico. O objetivo do estudo foi verificar através de uma revisão de literatura os efeitos do exercício monoarticular em relação  ao multiarticular sobre os níveis de força e composição corporal. A amostra foi composta por artigos científicos em português e inglês que foram publicados período de janeiro de 2010 a maio de 2020  que continham os termos “single joint” e “multi joint” e “strength training”. Para seleção do material foram utilizados artigos científicos e dissertações teses que abordaram de forma experimental, descritivos os tipos de exercícios  monoarticulares ou multiarticulares. Os benefícios promovidos por exercícios multiarticulares e monoarticulares são semelhantes. No entanto, as especificidades do treinamento, objetivos e o tempo do aluno devem ser levados em consideração. Os estudos apresentam diferenças nas amostras, essa variação na amostra pode variar no resultado final. Contudo, os resultados apresentados direcionam o profissional a levar em consideração a seleção dos exercícios, é necessário que se avalie de forma objetiva as necessidades do aluno. Ambos exercícios podem trazer benefícios aos praticantes, devendo o profissional avaliar as especificidades do indivíduo, os princípios e as variáveis do treinamento e o tempo que o aluno dispões para treinar.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n2p746-767
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