Resumo
Objetivo: Discutir por meio da literatura existente acerca da importância da classificação de risco nos serviços de urgência e emergência. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de caráter qualitativo. A busca dos trabalhos envolvidos na pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: SCIELO, LILACS, BDENF e MEDLINE, a partir dos descritores em ciências da saúde: “Assistência hospitalar”, “Cuidados paliativos” e “Unidade de terapia intensiva”. Os critérios de inclusão foram: publicados no período entre 2013 e 2023, cujo acesso ao periódico era livre aos textos completos, artigos em idioma português, inglês e espanhol e relacionados a temática. Critérios de exclusão foram: artigos duplicados, incompletos, resumos, resenhas, debates, artigos publicados em anais de eventos e indisponíveis na íntegra. Resultados: Na aplicação da classificação de risco há integração entre diversos serviços de organização para que se tenha resolutividade da necessidade de saúde dos pacientes em um tempo menor e uma aplicação adequada. Conclusão: Conclui-se que a classificação de risco usada de forma efetiva nos serviços de emergência favorece para um atendimento de qualidade, assim como assertividade no momento de estratificar cada caso e saber em qual prioridade alocar esse paciente.
Referências
ACOSTA, Aline Marques; DURO, Carmen Lucia Mottin; LIMA, Maria Alice Dias da Silva. Atividades do enfermeiro nos sistemas de triagem/classificação de risco nos serviços de urgência: revisão integrativa. Revista gaúcha de enfermagem, v. 33, p. 181-190, 2012.
AGUIAR, Ariana Paula Alves et al. O papel do enfermeiro na classificação de risco nos serviços de urgência e emergência: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, v. 19, p. e10500-e10500, 2022.
CAMPOS, Rayanne Lúcia Oliveira et al. Humanização da assistência de enfermagem na classificação de risco nos serviços de urgência e emergência. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, v. 5, p. e5036-e5036, 2020.
CAVALCANTE, Ricardo Bezerra et al. Acolhimento com classificação de risco: proposta de humanização nos serviços de urgência. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 3, n. 3, p. 428-437, 2012.
CUNICO, Priscilla Almeida; MAZIERO, Eliane Cristina Sanches. Implantação do sistema de Classificação de risco sul-africano no serviço de urgência e emergência de um hospital quartenário e filantrópico da região de Curitiba. Revista de Saúde Pública do Paraná, v. 2, p. 38-45, 2019.
DAMASCENO, Francisco de Paula Caldeira et al. Acolhimento com classificação de risco na rede de urgência e emergência: perspectivas para enfermagem. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-SERGIPE, v. 2, n. 2, p. 45-58, 2014.
FILHO, Ely de Almeida Glória; SODRÉ, Matheus Coutinho Clen. atuação da enfermagem na classificação de risco do serviço de urgência emergência. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 10, p. 2442-2460, 2021.
FROTA, Cynthia Araújo et al. Dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros na realização da classificação de risco no serviço de urgência e emergência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 2, p. e5498-e5498, 2021.
NETO, Orlando Camargo et al. A Atuação do Enfermeiro no Sistema de Acolhimento e Classificação de Risco nos Serviços de Saúde. Journal of Health Sciences, v. 20, n. 4, p. 295-302, 2018.
PEREIRA, Kely Cristina; FERREIRA, Wellington Fernando Silva. Classificação de riscos no atendimento de urgência e emergência: contribuição do enfermeiro. Revista Jurídica Uniandrade, v. 31, n. 1, p. 43-55, 2020.
PRUDÊNCIO, Celine Pinheiro Gordo et al. Percepção de enfermeira (o) s sobre acolhimento com classificação de risco no serviço de pronto atendimento. Revista Baiana de Enfermagem, v. 30, n. 2, p. 1-10, 2016.
SANTOS, Sidlayne et al. A atuação do enfermeiro na classificação de risco de pacientes em unidade de emergência: um enfoque no protocolo de Manchester. Revista Eletrônica da Estácio Recife, v. 6, n. 1, p. 1-11, 2020.
SOARES, Adriana Cunha Lima; BRASILEIRO, Marislei; SOUZA, Danielle Galdino. Acolhimento com classificação de risco: atuação do enfermeiro na urgência e emergência. Revista Recien-Revista Científica de Enfermagem, v. 8, n. 22, p. 22-33, 2018.
SOUZA, M.T; SILVA, M.D; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, v. 8, p. 102-106, 2010.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Thiali Lemos Duarte, Bruna Emanuely Sousa Ribeiro, Gabryela Borges Morais, Marla Suelen Gomes Botelho Carneiro, André Ibiapina da Silva, Cinthya Leal Bonfim, José Lucas Abreu Nascimento, Vitória Caroline Silva Pereira, Neilan Santana Rodrigues, Vanessa dos Santos, Sérgia Cristiane Tokunaga de Figueiredo Zambonini, Carla Géssica Alves Vieira, Carliane de Sousa Medeiros e Menezes, Rosinei Nascimento Ferreira, Ane Grazielle da Silva Rocha