Resumo
As metodologias ativas de ensino são dinâmicas propostas com o objetivo de diversificar a experiência de aprendizagem em sala de aula e auxiliar na construção do conhecimento. Essas metodologias ganharam força durante o período da pandemia frente aos desafios que o ensino remoto trouxe, principalmente na área da saúde. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão narrativa de literatura a respeito das metodologias de ensino em saúde no cenário pós-pandemia no Brasil. Para tal, foram buscados artigos em bases de dados da literatura como Scielo, a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e o Google Acadêmico publicados entre os anos de 2018 e 2023. Os termos buscados nessas bases foram “aprendizagem”, “ensino superior”, “educação em saúde” e “pós pandemia”, unidos pelo operador boleano “e”. Após a etapa de seleção, foram selecionados 8 artigos em nosso trabalho. Os resultados encontrados demonstraram que a tendência do uso de metodologias ativas tem crescido e contribuido para a formação acadêmica de profissionais da saúde, apesar dos desafios encontrados para seu estabelecimento. Conclui-se, portanto, que a utilização de metodologias ativas é uma estratégia que vem ganhando força nas instituições de ensino. Nos cursos da saúde, essas metodologias contribuem para o aprendizado do futuro profissional, sedimentando o conhecimento e demonstrando situações práticas para a aplicação dele. Outros estudos acerca desse tema se fazem necessários para melhorar a compreensão.
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