Informe de Retratação do BJIHS ao Prof. Dr. Leandro Silva Marques.
PDF

Palavras-chave

Retratação
BJIHS Retraction
BJIHS

Como Citar

Figueira , K. ., Coelho Paraguassu, Éber . ., Coutinho , L. ., & Llamosa , A. . (2021). Informe de Retratação do BJIHS ao Prof. Dr. Leandro Silva Marques. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences , 3(8), 03-06. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2021v3n8p03-06

Resumo

Do ocorrido

Informamos que o BJIHS cometeu um grave erro de processamento no artigo “Estudo clínico prospectivo, randomizado e controlado para comparar as alterações do tecido rígido após a preservação do alvéolo usando aloplastos, xenoenxertos vs sem enxerto: achados clínicos e histológicos”, publicdo em setembro de 2019, em seu volume 1, edição número 4.

O artigo em questão, com autoria de  Claudio Marques Silva, Regina Souza Ferreira e Leandro Silva Marques, teve atribuído o número de ORCID  0000-0002-7089-8739 ao coautor Leandro Silva Marques, entretanto este número de ORCID não condiz com o verdadeiro autor e sim a outro pesquisador com o mesmo nome, o Prof. Dr. Leandro Silva Marques, que é filiado Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Esta inconsistencia foi detectada pelo próprio pesquisador Prof. Dr. Leandro Silva Marques, filiado Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, que informou via e-mail ao BJIHS do ocorrido em outubro de 2020.

Em resposta ao e-mail do eminente Prof. Dr. Leandro Silva Marques, o Editor Chefe, Dr. Éber Coelho Paraguassu, após confirmar a veracidade do ocorrido, informou que iria corrigir a inconsistência do ORCID e comunicar o fato em um editorial de retratação.

Ocorre que o Editor Chefe apenas desvinculou o ORCID do Prof. Dr. Leandro Silva Marques com o do coautor do referido artigo, sem fazer qualquer tipo de retratação ou explicação do ocorrido, deixando a falsa impressão a quem já tinha lido o manuscrito que o Prof. Dr. Leandro Silva Marques era de fato um dos coautores deste manuscrito.

Na data de 31 de agosto de 2021, o Prof. Dr. Leandro Silva Marques contactou novamente o Editor Chefe, via e-mail, informando que já fazia mais de um ano do ocorrido e o BJIHS não havia cumprido com sua palavra e que esta situação estaria impactando de forma negativa sua reputação, pois além do vínculo inicial com o ORCID, a publicação também teria gerado um vínculo automático com o seu perfil de autor no Google Scholar. O eminente Prof. Dr. Leandro Silva Marques também informou que dada a situação, não restaria outra opção a não ser buscar providências judiciais cabíveis.  

 

Do Editor Chefe

O Editor Chefe, Dr. Éber Coelho Paraguassu, assumiu toda a responsabilidade sobre o ocorrido e afirmou ao conselho editorial do BJIHS que não conseguiu contato com o autor do artigo em questão e tampouco com o coautor Leandro Silva Marques, para saber o verdadeiro ORCID do coautor, e assim atenuar a situação. Também afirmou estar sobrecarregado de trabalho em seu consultório odontológico, na faculdade em que leciona e na editoração do BJIHS, e que por essas razões acabou não inserindo o pedido de Retratação ao Prof. Dr. Leandro Silva Marques no cronograma de atividades deste periódico e nem atentou para a possibilidade de vínculo em bases de indexação de artigos científicos. 

 

 

Das medidas tomadas

O BJIHS informa que após o ocorrido foram tomadas as seguintes medidas:

  • A imediata remoção do artigo “Estudo clínico prospectivo, randomizado e controlado para comparar as alterações do tecido rígido após a preservação do alvéolo usando aloplastos, xenoenxertos vs sem enxerto: achados clínicos e histológicos”, publicdo em setembro de 2019, em seu volume 1, edição número 4.

 

  • Retratação total ao pesquisador Prof. Dr. Leandro Silva Marques, que infelizmente acabou sendo vitimado nesta situação e tendo seu nome atrelado a um artigo de pesquisa que o mesmo desconhecia por completo.

 

  • Suspenção de 120 dias ao Editor Chefe, Dr. Éber Coelho Paraguassu, que será substituído neste período pela Editora Dra. Karina Figueira.

 

 

Da Retratação

O BJIHS reconhece publicamente que houve grave erro de processamento editorial e que este grave erro acabou por vincular o nome e o ORCID do eminente Prof. Dr. Leandro Silva Marques a uma publicação cuja o qual não tinha ciência. Reconhecemos também que este vínculo indevido causou constrangimento ao eminente Prof. Dr. Leandro Silva Marques, gerando impacto negativo a sua reputação ilibada dentro da comunidade acadêmica.

Diante de todo o exposto e sempre buscando o princípio da conciliação dos conflitos e da verdade, o BJIHS pede desculpas formais ao eminente Prof. Dr. Leandro Silva Marques e que caso ainda haja algum fato a ser esclarecido ou considerado, deixamos aberto a oportunidade para que o Prof. Dr. Leandro Silva Marques possa responder este Editorial de Retração. A resposta será publicada em forma de Carta ao Editor, não havendo tempo de validade para esta resposta.  

Reiteramos que o BJIHS é adepto das boas práticas acadêmicas e repudia veementemente toda e qualquer forma de fraude ou ilícito em qualquer campo das ciências.

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2021v3n8p03-06
PDF

Referências

Este Editorial não possui referências.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021