Editorial de Retratação.
PDF

Palavras-chave

Retratação
BJIHS
Editorial Editorial
Retraction
BJIHS

Como Citar

Figueira, K. (2021). Editorial de Retratação. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences , 3(1), 01-03. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2021v3n1p01-03

Resumo

Do fato ocorrido

Fomos informados via email pelo Dr. Marcel Aguilar-Salas que o artigo “Carta ao editor, Expansão rápida da maxila utilizando mini-implantes" escrito por: Antonio Carlos Magno de Jesus e Marlucia Helena Moraes de Souza, publicado em agosto de 2020, no volume 2, edição 9 do BJIHS, seria uma cópia literal do artigo “Aguilar-Salas, Marcel, and Eleana Benavides-Febres. "Expansión rápido maxilar asistida con microimplantes." Revista Española de Cirugía Oral y Maxilofacial 41.1 (2019): 44-46. ”, tendo apenas como alteração o nome dos autores e o idioma em português.

Ao averiguar a informação, foi constatado a veracidade do alerta de plagio e imediatamente o artigo em questão foi removido deste periódico.

Após apuração minuciosa sobre o ocorrido, ficou constatado que a revisora e colaboradora do BJIHS e coautora do artigo “Carta ao editor, Expansão rápida da maxila utilizando mini-implantes", Dra. Marlucia Helena Moraes de Souza, havia solicitado um artigo em forma de carta ou editorial para o Dr. Carlos Magno de Jesus e que o mesmo lhe deu como resposta “estar sem tempo e que a Dra. Marlucia Helena Moraes de Souza poderia escrever uma carta e colocar seu nome como coautor e que o mesmo estava estarrecido com a notícia de plagio e seu nome estar indevidamente como autor principal. ”

Em sua defesa, a coautora Dra. Marlucia Helena Moraes de Souza, informou que “O artigo estava publicado sob uma licença CC BY-NC-ND e que como é de praxe do BJIHS compartilhar alguns artigos com autorização CC, a mesma teria feito esta cópia, mas que infelizmente havia esquecido de dar crédito aos autores originais e que reconhecia esta grave falha. ”

 

Esclarecimentos do periódico BJIHS

Acontece que o BJIHS apenas compartilha artigos sob licença CC quando submetidos por editores e que estejam devidamente identificados como cópia e se possui ou não adaptações em seu texto. Essas informações são públicas e se encontram nas normas gerais do jornal, que podem ser acessados neste link https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/about . A coautora Marlucia Helena Moraes de Souza não é editora deste periódico, era apenas uma revisora e colaboradora, portanto não poderia submeter este tipo de artigo. A licença CC BY-NC-ND, atribuída ao artigo original “Aguilar-Salas, Marcel, and Eleana Benavides-Febres. "Expansión rápido maxilar asistida con microimplantes." Revista Española de Cirugía Oral y Maxilofacial 41.1 (2019): 44-46. ”, permite a cópia e compartilhamento, mas não permite nenhum tipo de adaptação se a obra for compartilhada e é bem clara que precisa dar credito aos autores.

 

Decisão

Por tudo isso exposto, o conselho editorial do BJIHS decidiu no dia 15 de janeiro de 2021 que a coautora Marlucia Helena Moraes de Souza deverá de imediato ter seu nome removido do quadro de revisores e colaboradores do BJIHS, terá embargo de 2 anos para qualquer submissão de artigos ao BJIHS e embargo de 1 ano para qualquer atividade relacionada ao Editor Corporativo Specialize Dentistry Group.

O Editor chefe, Dr. Éber Coelho Paraguassu terá suspenção de seu cargo de Editor Chefe por 90 dias, visto que o mesmo deveria ter submetido o texto ao programa anti-plágio, mas manterá normalmente suas outras atividades dentro do Editor Corporativo Specialize Dentistry Group.

Entendemos que o autor, Dr. Carlos Magno de Jesus foi vitima nesta situação. Pedimos publicamente desculpas pelo ocorrido e reconhecemos nossa falha editorial.

Retratação total aos autores do artigo original, Dr. Marcel Aguilar-Salas e Dra. Eleana Benavides-Febres pelo ocorrido. Repudiamos de maneira venal toda e qualquer tentativa de fraude acadêmica, seja ela intencional ou não.

Retratação total ao jornal “Revista Española de Cirugía Oral y Maxilofacial “ por ter um artigo seu republicado de maneira totalmente indevida em nosso website.

 

Atenciosamente

 

Dr. Karina Figueira

Editora Chefe temporária do BJIHS

https://doi.org/10.36557/2674-8169.2021v3n1p01-03
PDF

Referências

Este Editorial não possui referências.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021